Seitan ao forno

Seitan ao forno
      Com a chegada do Natal, vamos fazer uma série de postagens com dicas de ceias veganas e vegetarianas.

      Hoje ensinaremos uma receita que encontramos online chamada “Seitan ao forno”. Seitan é uma espécie de carne de glúten para substituir o tender, peru ou pernil.

      Ingredientes 500 g de farinha de trigo. 1 1/2 xíc. de água. Batatas (para acompanhar). 1 cebola grande. 3 dentes de alho. Shoyu (à gosto). 1/2 xíc. de molho de tomate . Sal (à gosto).

      Modo de Preparo 1. Misture a água com a farinha até que a massa fique homogênea. Faça uma bola com a massa e deixe de molho por volta de oito horas em uma bacia com água.

      2. Depois disso, lave a massa em água corrente. Para facilitar, utilize um escorredor de macarrão. Vá mexendo na massa enquanto a água cai como se estivesse lavando-a. Conforme o amido da farinha sai, a massa fica com um aspecto elástico, esse é o seitan. O ponto ideal é quando a água da lavagem sai transparente. Deixe-o secar e modele como quiser.

      3. Cozinhe-o em panela de pressão com água, shoyu, cebola, alho e molho de tomate por cerca de 20 minutos depois que a panela começar a apitar.

      4. Depois de cozido, armazene-o na geladeira junto com o molho no qual foi cozido até a hora de usá-lo.

      5. Faça furos no seitan para que o molho seja melhor absorvido.

      6. Quando for consumi-lo, coloque-o em uma assadeira (juntamente com o molho), decore-o com batatas cozidas e leve ao forno até tudo dourar